sábado, 19 de novembro de 2011

Higiene Bucal

**** Fio dental
**** Escovação




Digo sempre aos meus pacientes que fio dental e escovação é o segredo do sucesso!Faço questão de ensiná-los as técnicas do uso de fio dental e da escovação.Fazer com que aprendam porque irão levar esse conhecimento pela vida toda.
O tempo da escovação é para durar de 3 a 4 minutos,isso é lei!Escovar no lado de fora e de dentro dos dentes,posicionando a escova num ângulo de 45 graus na linha da gengiva.Parte de dentros dos dentes da frente ,use a escova na vertical.Superficies de mastigação dos dentes,posicione a escova na horizontal.
Empregue uma força que não curve muito as pontas das cerdas.Muita força pode gerar danos á gengiva,que podem ser irreversíveis...cuidado!!O que escova não é a força e sim a repetição do movimento.Por isso,divida o tempo de escovação igualmente entre os dentes:escove durante 10 segundos  cada grupo de 2 dentes.Trocar a escova a cada três meses ou sempre que estiver com as cerdas entortadas.Costumo indicas as escovas de cabeça pequena,macia ou extra macia.Tenha uma pega firme na escova,isso não significa peso,para que não coloque pouca pressão sobre os dentes.Pouca pressão acabará apenas acariciando os dentes e não realizando a correta técnica de escovação.
O fio dental pode ser usado antes ou depois da escovação,lembrando sempre de curvar o fio dental na lateral  do dente,movimentando-o para cima e para baixo,penetrando cuidadosamentena linha da gengiva.
Costumo indicar bochechos com antissépticos bucais apenas em casos onde observo muito sangramento gengival.Clorhexidina a 0,12% tem me trazido benéficos resultados,mas sempre com a cuidadosa prescrição.As soluções bucais podem desequilibrar a flora bucal se usados além do necessário,por isso o cuidado!








Escovar língua é de extrema importância.Ponha a língua para fora e escove.Pode ser usado os limpadores específicos ou mesmo a própria escova.Não use nada que possa machucá-la,como colher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário