segunda-feira, 21 de novembro de 2011

                               

                                Bruxismo

                                Parte IV


                                CRIANÇAS   X   BRUXISMO


O barulho de ranger ou apertar os dentes não tem nada a ver com bruxismo de adulto.O fato de uma criança fazer barulho com os dentes,não significa que na fase da dentição mista e na permanente ela vai fazê-lo.A tendência é diminuir ou até acabar esse ranger até cinco ou seis anos de idade,quando erupciona o 1º Molar Permanente.Mesmo assim,existem casos de bruxismos em adultos que começam com o ranger de dentes na infância.
O bruxismo na infância ,principalmente em crianças com dentição decídua,nunca foi bem definido.Até hoje não existem parâmetros confiáveis que indiquem que esses ranger de dentes possam ser verdadeiramente caracterizado como algo não-funcional ou patológico.
Ainda em comparação com os adultos,as ATM das crianças não estão totalmente formadas e os mecanismos de compensação são melhores do que na fase adulta.A criança geralmente não tem problema articular por causa do ranger dos dentes e nem costuma ter dores de cabeça.EM CRIANÇAS,O MOTIVO DO ATO DE RANGER É AINDA MAIS INCOMPREENSÍVEL.O mais provável é que a etiologia seja multifatorial.Estudos comprovam que crianças alérgicas (proncipalmente respiratórias) tem uma tendência três vezes maior de ranger os dentes,quando comparadas com crianças não alérgicas.Má oclusão facilita o hábito.
O episódio de ranger os dentes durante à noite aparentemente não podem ser controlados.
Pais e dentistas não devem se preocupar excessivamente,porque na maioria dos casos o processo pode ser considerado fisiológico;porém há situações que exigem atenção.
*Uso de placa noturna,qunado há quebra de restaurações.
Materiais restauradores metálicos ou mal  adaptados,podem provocar uma interferência verdadeira,intensificando o processo de ranger os dentes.a melhor conduta clínica em crianças com dentição decídua,o controle clínico e radiográfico periódico para evitar qualquer complicação,pois um certo grau de desgaste dentário pode ser considerado normal."O chamado"Watchfeel Waiting (observar esperanndo) é uam boa conduta com as crianças.
Até um certo ponto,o desgaste é aceitável ,tanto na fase da DD como na mista( de cinco ou seis anos aos 11 ou 12 anos de idade).
Segundo alguns autores ," é fisiológico normal" a criança na fase de DMista ter os DD desgastados,porque a ATM ainda não esta formada.No entanto,desgaste muito excessivo dos dentes pode  causar uma exposição pulpar e até mesmo a necrose da polpa.Nesse caso,o indicado pode ser uma placa de mordida,mas com substituição frequente.
O tratamento pode ser aparelho ortodôntico quando existe uma má-oclusão muito séria (exemplo,mordida cruzada,mordida profunda,etc.)que pode estar desencadeando esse ranger dos dentes.
Quando o caso de bruxismo em uma criança ou adolescente causar dor facial ou de cabeça recorrrente,sem outra alteração fisica ou patológica,encaminhar para avaliação médica e psicológica,porque não são incomuns alterações psicólógicas que necessitam de tratamento que moderam o bruxismo.


Fonte:Revista da APCD nov/dez 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário