quinta-feira, 24 de novembro de 2011

AFTA sempre um problema

ELA É INCONVENIENTE,CHATA,ATACA DE SUPRESA E VEM DE FORMA INESPERADA.NÃO TEM JEITO:AFTA É MESMO ASSIM.

A afta é uma lesão ulcerada que ocorre em área pouco queratinizada da mucosa bucal,como o assolho da boca e mucosa labial,um fato muito comum na população brasileira.Já o seu aparecimento no palato duro e gengiva inserida é raro.
A afta divide-s em dois grandes grupos:Vulgar(Mikulics) ou PNMR (Gigantiforme ou de Sutton).No primeiro caso,trata-se de uma úlcera circular rasa,com contorno bem nítido;a dor presente pode desaparecer entre 7 a 10 dias.
Sua principal característica é a formação de um eritema ao redor,com exudato acinzentado ou amarelado no interior,em pequenas dimensões(menos que 5  mm),única ou em número bem reduzido.Ela atinge a mucosa bucal pouco queratinizada,representada pela mucosa móvel de revestimento.
Já a afta Gigantiforme é uma úlcera profunda,de contorno irregular,bordas às vezes elevadas,eritema ao redor com exudato acinzentado ou amarelado no interior.Tem proporções maiores que a afta Vulgar(cerca de 1 cm a mais de diâmetro.)
É classificada como uma periadenite mucosa necrótica,recorrente e cicatrizante,atingindo inclusive a mucosa mais queratinizada (mucosa mastigatória).Pode-se tornar complicada no tratamento em função do acometimento múltiplo na boca e orofaringe,provocando dores intensas.Seu ciclo dura de 10 a 15 dias ou mais.
   

POR QUE APARECE


Diversos são os motivos para o aparecimento das aftas.Podemos afirmar que os aspectos hereditários,psicossomáticos,infecciosos e hormonais,atuam em conjunto com as alterações emocionais e fisiológicas,oferecem um ambiente favorável.
Cabe destacar,porém,outros fatores predisponentes,como paciente imunologicamente deprimido e convalescente de doenças crônicas,distúrbios endócrino-metabólicos.Também fazem parte desse quadro os hábitos alimentares e a utilização de produtos de higiene pessoal e cosméticos,principalmente os de contato direto.  

O TRATAMENTO


O tratamento das aftas,tanto a Vulgar como a Gigantiforme,pode ser feito com as seguintes modalidades de tratamento,dependendo da situação presente:

*Anestésicos tópicos ( xilocaína,viscosa principalmente,antes das refeições);

*Antiinflamatórios tópicos (pomada de triancinolona);

*Antiinflamatório via oral ou parenteral,dependendo do número de lesões,área atingida e gravidade;

*Vitaminas ( a vitamina C pode ser usada por via oral,em média,4g diárias por períodos prolongados);

*Prognóstico de tartamento: em 7 a 15 dias, a afta desaprece espontaneamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário