segunda-feira, 21 de novembro de 2011

                                                             


                                                                          Bruxismo


                                         Parte III


                                   Tratamento

Nos dias de hoje,o Cirurgião Dentista só consegue mesmo tratas as consequencias do bruxismo.
Nos adultos são usadas as placas de acrílico noturnas ou estabilizadoras quando há desgastes de dentes e dores faciais e de cabeça.
As placas miorrelaxantes são ainda mais eficazes em alguns casos do bruxismo do sono,mas elas não reduzem ou acabam com o bruxismo em si.
As placas supostamente produzem alterações,trazendo como consequencia melhora da posição da MD e dos músculos,da postura noturna,da circulação do sangue e de outros fatores não claramente identificados.
O CD tem como papel tratar as consequencias de bruxismo,principalmente prevenir que o sistema estomatognático continue sendo lesado.Evita desgastes dos dentes,protege a ATM e modula a ação da musculatura.
Avaliar sempre a placa.Guias,que foram projetadas para promover desoclusão e equilíbrio ortopédico,são perdidas e a placa assume um forte potencial iatrogênico,caso não avalie a placa!

O CANINO É O PRIMEIRO DENTE QUE DEMONSTRA A AÇÃO DELETÉRIA DO BRUXISMO.A PARTIR DO DIAGNÓSTICO,É IMPORTANTE EVENTUALMENTE RESTAURAR A PONTA INCISAL DO CANINO E PROTEGER O SISTEMA COM UMA PLACA.

Em pacientes com bruxismo seria preferível trabalhar com ouro,por ser mais maleável e absorver melhor as cargas.
Não se indica oclusal em cerâmica em reabilitações,pois é dura,frágil à fratura,além se ser mais resistente do que o próprio esmalte dentário,o que poderia acarretar excessivo desgaste quando um dente matral ocluir com a prótese.

  **REABILITAÇÃO DE PACIENTE COM DESGASTES EXCESSIVOS

É necessário mudar drasticamente a dimensão vertical para se cobseguir dentes maiores que aqueles que estão desgastados.Ao aumentar a D.V. ,às vezes,a musculatura e a articulação podem se manifestar desfavoravelmente.Nesses casos,primeiramente,colocar uma placa na altura vertical que se objetiva à reabilitação,tirando vantagem da reversibilidade do procedimento,e aguardar a reação do organismo.Depois de dois meses,se não se desenvolveram sinais oi sintomas de DTM,pode-se reabilitar com segurança.


As placas de bruxismo devem ser de acrílico.Por uma razão simples: pacientes que põem placa de silicone relatam que a dor piora.Isso porque no bruxismo,o movimento é rítmico e estereotipado,e a interferência da placa deve ser de outra natureza.Quando a placa é rígida e lisa ela não impede movimentos eventuais da MD; quando é maleável ,ela pode travar os movimentos e aumentar o esforço físico,produzindo mais dor.

Se o paciente apresenta dor associada ao bruxismo e somente a placa não troxe alívio para esse sintoma ou se o problema está num estágio muito avançado,é necessário recorrer a outros tratamentos.
Entre as indicações,estão:

* fisioterapia

* exercícios para reabilitação e alongamento da musculatura

*medicamentos (analgésicos,relaxantes musculares,antiinflamatórios não - esteróides)

* infiltrações  anestésicas em pontos dolorosos dos músculos.


Iniciativas que o paciente pode tomar para minimizar o bruxismo noturno: " HIGIENE DO SONO" : Hábitos como dormir com barulhos externos,com a luz acesa,com a TV ligada(radiação),comer antes de dormir e consumir substâncias estimulantes como cafeína ou álcool podem modular desfavoravelmente o bruxismo do sono e devem ser evitados.


                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário