domingo, 22 de janeiro de 2012

CÂNCER DE BOCA ATINGE QUASE 15 MIL

    






Os principais fatores de risco são o fumo,a ingestão de bebidas alcoólicas e contaminação pelo vírus HPV,contraído nas relações sexuais.Diagnóstico precoce deve fazer parte da campanha global.ABO Nacional cumpre seu papel social informando corretamente a população sobre a importância dessa medida.

  

O câncer de boca atingiu em 2010 14.120 pessoas,sendo 10.330 homens e 3.790 mulheres,segundo INCA.
Por causa da doença,os pacientes têm diversas partes do rosto atingidas - incluindo olhos,bochechas e orelhas - o que só pode ser revertido com a retirada das áreas comprometidas e o implante de próteses e tecidos.
A melhor forma de evitar é a prática de hábitos saudáveis,aliada ao autoexame da boca,o que pode ser feito diante de um espelho.Ao menor sinal de alteração na mucosa bucal,deve s procurar orientação médica ou odontológica.



   AUTOEXAME DEVE SER CAMPANHA GLOBAL


O CD é um dos profissionais de saúde que tem condições de diagnosticar precocemente a doença,e também ensinar corretamente a seus pacientes como fazer o autoexame ou encaminhá-lo ao serviço especializado.
É importante detectar a doença nas fases iniciais,pois a maior parte das pessoas- cerca de 80% - só descobre o câncer de boca nas fases avançadas,o que dificulta o tratamento.A taxa de mortalidade do câncer de boca gira em torno de 13%,considerada alta para os padrões da doença.


                CONSCIENTIZE SEUS PACIENTES

* Durante o autoexame,deve-se procurar por sinais como feridas,que não desaparecem,nódulos ou caroços,dor persistente na boca,manchas brancas,vermelhas ou roxas dentro da boca.

* Dificuldade para mastigar,engolir ou mexer a língua.

* Inchaço ou dor no maxilar,dor constante na orelha,sangramento na boca,rouquidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário