sábado, 17 de março de 2012

Aparelho freio de cavalo não! Aparelho freio de inteligente! Arco Extra Bucal ou AEB!

Muitos pacienTeens ficam amedrontados com  o Freio de Cavalo ou Freio de Burro, “também” conhecido como Arco Extra Bucal.




1-Vou ter que usar o freio de burro ou freio de cavalo?

Se o seu problema exigir sim, você vai ter que utilizar este aparelho! Os aparelhos ortopédicos, como são classificados, são utilizados onde existe uma deformidade, ou crescimento ou deficiência indesejável de parte da face, maxila ou mandíbula de modo que este aparelho extra bucal irá direcionar ou “impedir” o crescimento de determinada parte da face ou da mordida.

  
2- Então este aparelho ortopédico é utilizado mais em crianças em fase de crescimento?

Sim, a indicação mais efetiva deste aparelho se dá quando a criança está em plena fase de crescimento. Geralmente, nesta fase o dentista costuma pedir uma radiografia de mão e punho para saber em que fase do crescimento a criança se encontra.


3- Mas este aparelho não é para mexer os dentes? Ele mexe com os ossos?!

De modo bem simplificado o aparelho ortopédico realiza movimentação dentária e óssea, impedindo um desenvolvimento inadequado e estimulando ou redirecionando o crescimento desejado. Em casos limítrofes, nem o aparelho ortopédico ajuda, sendo necessárias, extrações de dentes ou até cirurgias ortognáticas. Mas somente o Ortodontista está habilitado para diagnosticar e indicar seu uso.


4- O aparelho é feio! Tenho que usar?

Tudo é uma questão de costume. Geralmente, os aparelhos sejam quais forem levam em torno de uma semana para adaptar-se completamente. E digo que a criança se adapta rapidamente!
  
  
5- Não existe um aparelho que vá dentro da boca que possa substituí-lo?

Sabendo da queixa estética dos pacientes, a Ortodontia pesquisa incansávelmente formas de deixar o tratamento ortodôntico e ortopédico mais confortável e estético possível. Infelizmente, em casos onde é necessária a utilização destes aparelhos, não existirá tratamento mais eficaz do que o ortopédico para resolver o problema.


6- E se eu esperar crescer para colocar aparelho fixo?

O tratamento ortopédico indicado no momento correto, pode evitar ou livrar de problemas futuros, tanto dentários quanto ósseos. Passada a fase de crescimeno, as vezes a única maneira de resolver estes problemas é com extração dentária ou cirurgia ortognática! Lê-se cirurgia com todos os risco desta, anestesia geral, internação…


7- Por quê não vejo tanta gente usando este aparelho?

Porque o regime de utilização destes aparelhos foi mudando com o tempo. Estudos comprovaram ser necessária uma utilização mínima de 12 horas por dia destes aparelhos para melhor efetividade. Portanto, os pacientes não “precisam” utilizá-lo integralmente (na escola). Mas quando estiver em casa ou dormindo, a utilização é obrigatória!


8- Mas quanto tempo vou utilizá-lo?

Isto realmente vai depender de cada caso, mas como utilizamos o período que compreende o pico de crescimento do paciente, pode levar em média um ano de tratamento ortopédico. Repito, que somente o seu ortodontista pode determinar o tempo e o regime de utilização do aparelho ortopédico.


9- E depois vou ter que utilizar o aparelho fixo?

Em 90% dos casos sim. Após o tratamento ortopédico, o tratamento ortodôntico fixo é necessário para refinar a posição dos dentes.


10- Mas eu já vi adulto usando! Por que?

Provavelmente, a utilização deste aparelho juntamente com o aparelho fixo tem outro motivo. Utilizamos o arco extra bucal para ancoragem dos dentes posteriores??????? Sim, para que os dentes do fundo não se desloquem para o local indesejado. Mas hoje, podemos substituir o arco extra bucal nos adultos pelo mini-implantes. Mas aí é assunto pra outro post!



Fonte:
  • Janson G, Sathler R, Fernandes TM, Zanda M, Pinzan A. Class II malocclusion occlusal severity description. J Appl Oral Sci. 2010 Jul-Aug;18(4):397-402.
  • De Clerck HJ, Cornelis MA, Cevidanes LH, Heymann GC, Tulloch CJ. Orthopedic traction of the maxilla with miniplates: a new perspective for treatment of midface deficiency.J Oral Maxillofac Surg. 2009 Oct;67(10):2123-9.
  • Donald H. Enlow, Mark G. Hans. Noções Básicas sobre Crescimento Facial. Editora Santos
  • Leopoldino Capelozza. Diagnóstico em Ortodontia. Ed Dental Press


                                                    Assista o vídeo!


 


Fonte:www.ortodontiaparatodos.com.br
Vídeo: Google

3 comentários:

  1. dóii muito pra botar esse aparelho ?
    e depois tem que botar o fixo ?

    ResponderExcluir
  2. meu dentista falou que vou ter que colocar o freio de burro no arco. mas sera que presiço?

    ResponderExcluir
  3. Não dói,não!Sim,pode ser que tenha que usar o fixo.
    O AEB é indicado para desordens dentárias e esqueléticas.Se seu dentista indicou o uso,creio que ele fez seu diagnóstico e plano de tratamento e chegou nesse tipo de aparelho que é o recomendado para o seu caso.

    ResponderExcluir