sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sorriso Gengival









O chamado “sorriso gengival” corresponde a uma desarmonia na estética da face, na qual ocorre uma exposição excessiva de gengiva durante o sorriso. Em casos mais brandos, quando o paciente apresenta dentes aparentemente curtos, procedimentos cirúrgicos simples, com remoção do excesso de gengiva podem solucionar o problema. Entretanto, esta solução freqüentemente não é possível, uma vez que o problema do paciente é o excesso vertical maxilar. Assim, a simples remoção de gengiva poderia deixar os dentes muito longos, e esteticamente inaceitáveis. 

Cumpre ressaltar que o problema do excesso vertical da maxila compromete mais que a estética da face. Em pacientes com sorriso gengival, a arcada dentária está localizada em uma posição mais baixa que a normal ou fisiológica. Desta forma, o contato ente os dentes se dá antes do fechamento adequado da mandíbula, causando uma aparência de retrusão do queixo, além de comprometer a estabilidade da articulação têmporo-mandibular, podendo gerar cliques e estalidos, além de dor facial. Ocorre ainda, a falta de selamento entre os lábios, predispondo a problemas respiratórios.

A Cirurgia Ortognática corrige o excesso vertical da maxila, aprimorando a estética do sorriso, a respiração e a função do sistema mastigatório.





 Pode ser tratado pela gengivectomia ( espécie de cirurgia plástica da gengiva), e a aplicação de toxina botulínica, dependendo da causa.
Se a gengiva ficar muito exposta por excesso de contração do músculo que eleva o lábio superior, a toxina botulínica é a melhor opção. É um tratamento pouco invasivo e o resultado aparece em torno de três dias. Dura 6 meses.
A toxina botulínica do tipo-A é um agente biológico obtido laboratorialmente, sendo uma substância cristalina estável, liofilizada em albumina humana e apresentada em frasco a vácuoestéril, para ser diluída em solução salina.A TBA é produzida naturalmente pelo Clostridium botulinum, uma bactéria anaeróbia, que produz oito tipos sorológicos de toxina, sendo a do tipo-A a mais potente e por isto utilizadaclinicamente.

Funcionando como um relaxante muscular local, conseguimos, com sua aplicação, uma dimunuição na potencia muscular do músculo levantador do orbicular da boca. Sucesso garantido e satisfação plena do paciente.







Nesse link,mais sobre o assunto


www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-94512011000200016&script=sci_arttext

www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-94512010000200006






Nenhum comentário:

Postar um comentário