sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pesquisa avalia DTM em crianças e adolescentes






   PARA COMPREENDER OS FATORES ETIOLÓGICOS E OS EFEITOS DO CONTROLE DESTA CONDIÇÃO NA QUALIDADE DE VIDA DESTES INDIVÍDUOS,NOVOS ESTUDOS DEVEM SER REALIZADOS.


Uma tese de doutorado sobre fatores associados à qualidade de vida na saúde bucal,mostrou que alunos ,na faixa etária de 8 a 14 anos,podem estar sendo afetados por sintomas de disfunção têmporo mandibular (DTM).O estudo ainda constatou que os fatores emocionais,como ansiedade e depressão,medidos por meio de qustionários,interferiram na qualidade de vida dos avaliados.

A conclusão da pesquisadorafoi a de que a avaliação e o diagnóstico  precoce da DTM propiciam evitar maiores comprometimento na fase adulta.

Consequências da DTM,antes,durante ou após a faixa etária apresentada são agravamento do padrão funcional modificado e das alterações morfológicas do sistema estomatognático,com a quebra do equilíbrio oclusal.


ALÉM DE EFEITO,ESPECIALISTAS TAMBÉM APONTA FATORES PSICOSSOCIAIS E COMPORTAMENTAIS COMO CAUSA DA DTM

Fatores psicossociais e comportamentais também se fazem importantes na gênese  desses sintomas de DTM.Processos de DTM ,que incluem dores na região da musculatura mastigatória,na ATM,limitação de abertura de boca etc.,considerados síndromes funcionais,são muito comparáveis hoje a doenças como fibromialgia,a cefaleia tensional e a síndrome do intestino irritável.As reações biológicas,sistêmicas do nosso organismo,o estresse e a depressão alteram uma série de receptores que fazem com quem o organismo se manifeste com dor.Isso é muito interessante do ponto de vista da gênese da DTM.

Nesta faixa etária,pela própria estatística mundial,aind anão é tão severa.O aconselhamento e a mudança comportamental é o segredo.

Atualmente as crianças vivem num ritmo alucinado,aficionados por vídeo game,por computador,cheias de compromissos,como aula de inglês e outras atividades extra curriculares,o que gera,por exemplo,uma piora na qualidade do sono,desencadeia problemas de ansiedade etc., interferindo no próprio ritmo de contração muscular,de sobrecarga ao sistema,o que pode acarretar dores e problemas futuros.
Esse ritmo de vida agitado,se mantido,pode ser que na idade adulta o impacto seja muito maior,levando a algum tipo de lesão direta na ATM e a dores mais crônicas.
Nosso organismo possui um processo chamado autorregulação do sistema trigeminal,do nervo trigêmio,que modula essas dores de DTM,de cabeça,enxaqueca,entre outras.
Para que o sistema responda de uma maneira benéfica a essa sobrecarga,a pessoa deve aprender a se policiar,evitar roer unha,apertar os dentes,dormir de forma adequada e pelo tempo adequado,praticar exercícios aeróbicos.Tudo isso sem a necessidade de medicamento,porque é uam etapa em que ainda não há lesões teciduais e nem alterações neuronais no sistema nervoso central de dor crônica.







Fonte:Jornal APCD maio/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário