quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Enquanto isso, no CFO…

 
 
 



POR Fábio Bibancos

  
Responda-me de supetão: quando foi a última vez que você viu alguma notícia sobre o Conselho Federal de Odontologia (CFO)?! Vou simplificar, um pouco: quando foi a última vez que você viu um porta-voz do CFO comentando alguma notícia, mesmo que o assunto não fosse o próprio conselho?

Outra pergunta: quando foi a última vez que você viu a sigla OAB sendo citada pela mídia?!

É um massacre… Todos os assuntos de interesse nacional têm na Ordem dos Advogados do Brasil uma fonte certa. E a Ordem, por sua vez, se coloca como um organismo preocupado com tais questões. Vira e mexe aparece uma nota sobre algo que, de modo geral, não tem absolutamente nada a ver com o fazer profissional do advogado.

Já o Conselho de Odontologia…

Talvez isso seja resultado de nossa postura, enquanto classe. Somos desunidos, não reivindicamos os nossos direitos e nem nossa importância social. Ficamos fechados em nossos consultórios e esquecemos que nosso fazer profissional transcende a cadeira do dentista… esquecemos também de nossa função enquanto agentes políticos e formadores de opinião (afinal, uma consulta é quase uma mídia: o dentista fala e o paciente, de boca aberta, escuta).

Reflexo disso é a apatia que domina nossos conselhos regionais. Uma morosidade que ninguém no mundo explica. E que mesmo os opositores não conseguem mudar… O conselho está ensimesmado, fechado, hermético… e tudo o que acontece fora pouco interessa. E o que acontece dentro… ah, isso é outra história!

Para isso mudar é necessário que tenhamos um conselho atuante, preocupado com os interesses dos dentistas… e com os interesses da nação! Um conselho que se coloque frente à sociedade com a respeitabilidade que a OAB alcançou…

Até lá, tudo seguirá na mesma…

Nenhum comentário:

Postar um comentário