sábado, 25 de agosto de 2012

Técnica de Escovação mais eficiente no controle de placa madura nos primeiros molares permanentes em erupção.




A Dentição Mista inicia com a irrupção do 1º molar permanente, que se localiza atrás de todos os dentes decíduos, sem substituir, portanto, nenhum dente. Os pais devem ficar atentos a este fato: a irrupção dos primeiros molares aos 6 anos. É comum confundirem estes dentes com os dentes decíduos, em razão de, ao nascerem, não ter caído nenhum dente. Esta confusão é lamentável e, por vezes, desastrosa. A falta de escovação desse dente e aplicação de flúor tópica (isto é: o seu descuido) com freqüência leva a instalação da doença cárie.
 
 Pode demorar até 18 meses para entrar em oclusão.Devido a isso ,encontra-se sob elevado risco de desenvolver lesões de cárie,pois há um acúmulo maior de biofilme em razão das condições locais.Estudo indica que a escovação anteroposterior,em longo prazo,pode ser mais eficiente no controle da placa do dente em erupção.Utilizando escovas de cerdas multiníveis nas superfícies oclusais de molares em erupção,alcançando o dente abaixo do plano oclusal.


Os Primeiros Molares são talvez os dentes mais importantes de todos os dentes permanentes, por que, durante a época da troca de dentes, são eles que mantêm a articulação (ATM). Por isso, são chamados "dentes-chave-da-oclusão", isto é, dentes que sustentam e dirigem a correta posição dos outros dentes. Sua perda prematura gera distúrbios difíceis de serem reparáveis, não só estéticos, mas também aqueles prejudiciais à saúde, a qualidade de vida e ao desenvolvimento harmônico da criança.


A cronologia da irrupção dos dentes permanentes:


O primeiro dente permanente a aparecer é o 1º Molar, que irrupciona atrás dos dentes decíduos. A seguir irrupcionam os Incisivos Centrais e depois os Incisivos Laterais. Depois só a partir dos 9-10 anos surgem os Pré-Molares e os Caninos permanentes


Fonte:Jornal APCD agosto/2012
http://helenasaldanhasampaio.blogspot.com.br/2011/11/dente-de-leite-tem-raiz.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário