terça-feira, 30 de abril de 2013

Diagnóstico em ortodontia

 
 
 
 
 


"Sabemos que um diagnóstico bem feito resolve por si só 90% dos problemas que podem aparecer num tratamento. Em ortodontia eu elevo essa taxa pra 100%. Além da queixa do paciente, que devemos tentar resolver a qualquer custo, precisamos saber identificar o que causou e qual é a verdadeira má-oclusão dele. Isso é diagnosticar. Com um bom diagnóstico podemos traçar o melhor plano de tratamento, otimizando os resultados em tempo e qualidade."

                                                                                                                       BlogVidaDeDentista


                                                                                                                       Imagem:Google

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Escovar os dentes antes de dormir tem maior resultado na redução da cárie

Segundo estudo realizado no Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP, o uso de creme dental fluoretado no período noturno resulta em maior redução da progressão de cárie em comparação com a escovação matinal Foto: Shutterstock
     
Segundo estudo realizado no Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP, o uso de creme dental fluoretado no período noturno resulta em maior redução da progressão de cárie em comparação com a escovação matinal. Esse efeito pode ser explicado pela capacidade do flúor de repor os minerais perdidos pelo dente durante o dia quando são expostos a açúcares fermentáveis.

Outro ponto é que escovar os dentes à noite pode potencializar a retenção do flúor na cavidade bucal, já que durante o sono o fluxo salivar diminui. “A escovação noturna não deve ser negligenciada, e, em qualquer situação, deve ser utilizado um creme dental fluoretado”, diz a professora Livia Maria Tenuta, orientadora da tese sobre o tema.

É preciso ficar atento já que, apesar da escovação noturna ser considerada a mais importante, não quer dizer que fazer a higiene bucal apenas nesse horário garanta uma boca livre de doenças bucais. “Como a grande maioria das pessoas não é perfeita ao escovar os dentes, a realização da higiene duas a três vezes ao dia é indispensável, para auxiliar na remoção do biofilme dental e expor a cavidade bucal ao flúor”, afirma Tenuta.

Mais que horário e tempo dedicado à higiene oral, ter uma técnica adequada é imprescindível. O cirurgião-dentista pode orientar o paciente quanto à correta higienização. “Em alguns casos, a higienização pode ser auxiliada pelo uso de corantes que indicam os locais onde ainda há biofilme a ser removido”, indica a especialista.

Dicas que fazem a diferença

 - Lembre-se do fio dental: o fio dental tem um papel fundamental na limpeza dos dentes, em lugares que a escova não alcança. Devido à redução do fluxo salivar durante a noite, a limpeza bucal não deve ser esquecida no período noturno, incluindo o uso de fio dental. É importante reforçar seu uso correto e eficiente. “Deve-se passar o fio dental limpando cada uma das duas faces que estão em contato, e não apenas colocar e retirar o fio dental dessa região”, ensina a especialista.

- Enxague a boca sem exagero: a escovação com creme dental fluoretado resulta em dois efeitos: remoção do biofilme dental aderido aos dentes e aplicação de flúor, que atuará nos dentes limpos e nos com biofilme dental que não foi removido pela escovação. Assim, é importante reter o flúor na saliva para agir nos dentes que não foram higienizados corretamente, e isso só ocorre quando a boca não é enxaguada várias vezes. “Cabe lembrar que crianças na primeira infância devem enxaguar abundantemente a boca após a escovação, para minimizar a ingestão do creme dental”, ressalta Tenuta.

- Diminua a ingestão de açúcar: para o controle de cárie, deve-se reduzir a frequência diária de ingestão de açúcar. A ingestão frequente de balas ou bebidas açucaradas acelera o desenvolvimento de lesões de cárie.

- Não escove os dentes com força: escovar os dentes corretamente evita o desgaste dental e a recessão da gengiva. Isso ocorre quando a pessoa aplica muita força na hora da escovação e/ou quando usa uma técnica inadequada. “O esmalte é resistente à abrasão pela escovação, mas quando a dentina da raiz é exposta à cavidade bucal, por ter menor dureza, sofre desgaste acelerado pela escovação inadequada”.

- Escove os dentes de duas a três vezes por dia: não é recomendado realizar a higienização toda vez que se ingere um alimento. “Uma correta higienização, realizada de duas a três vezes ao dia com creme dental com flúor, é suficiente para controlar cárie e doença periodontal”, diz Livia.

Saiba como detectar a cárie
 

 Quando está avançada, a lesão de cárie causa dor, devido ao calor, frio, consumo de doces. Porém muito antes disso, a cárie pode ser detectada pelo cirurgião-dentista, até mesmo antes da formação de uma cavidade, quando pode ser revertida. Por isso que a visita no consultório deve ser feita para o controle das doenças bucais, e não apenas para o tratamento de suas sequelas. “É possível controlar as principais doenças bucais – cárie e doença periodontal – seguindo as orientações dadas pelo cirurgião-dentista, que deve ser visitado regularmente para o adequado controle”, ressalta.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Retração e sensibilidade: dicas ajudam a evitar os problemas





Beber algo quente dói, tomar sorvete nem pensar e até alimentos mais ácidos não são tolerados por pessoas com dentes sensíveis. Segundo um estudo desenvolvido na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o problema atinge uma em cada oito pessoas.
Na maioria das vezes, ocorre desgaste do esmalte do dente. Dessa forma, prolongamentos nervosos ficam expostos e causam a sensação de choque quando algum alimento frio, quente, ácido, e até mesmo adocicado, é ingerido.

Um dos problemas associados à sensibilidade dentinária é a retração gengival. Normalmente, o modo de escovação ou a escova usada podem causar o trauma na gengiva que faz com que ela se retraia e deixe a dentina exposta. “A negligência de higiene bucal, o mau alinhamento dentário, a mordida traumatizante (oclusão) e alguns hábitos viciosos como o de ranger dos dentes (bruxismo), podem cooperar com o surgimento e desenvolvimento de retrações das gengivas”, diz o dentista do blog Adoro Sorrir, Rodrigo Moraes, consultor científico da ABO - Associação Brasileira de Odontologia.

Outra consequência da retração da gengiva pode ser o mau hálito. Isso porque a condição favorece o acúmulo de depósitos de bactérias e restos alimentares, pois exige técnica e atenção diferenciada na prática da higiene bucal.

Para tratar a retração gengival é preciso procurar um dentista para saber em qual estágio está o problema. Em alguns casos é possível corrigir cirurgicamente. “Existe uma classificação técnica para definir a chance de reabilitação com cirurgia reconstrutiva da área retraída, as mais graves têm menos chance de recobrimento cirúrgico”, afirma.
 
 
 
                             Previna-se com sete passos
 
 
 
Seja eficaz na higiene bucal





 
Não escove os dentes com força exagerada



                                                             
 
                                   Evitar hábitos nocivos como palitar dentes ou usar o fio dental de forma inadequada


 
 
 

 
Visite o dentista no mínimo semestralmente



 
 
 
 
 Consuma alimentos ricos em fibras e nutrientes e desprovidos de açúcar refinado em excesso


 
 
 



Corrija mordida e alinhamento dos dentes






 
 
 
Evite escovas de cerdas duras ou emborrachadas, prefira as cerdas ultra macias


http://saude.terra.com.br 
 
 

 
 
 

 

terça-feira, 23 de abril de 2013

Chega de sorriso metálico, conheça o Esthetic Aligner

 

 
 
 
 
 
 
 Esthetic Aligner é produzido com materiais e equipamentos exclusivos que garantem mais conforto e rapidez do que os métodos já existentes no mercado. Uma opção perfeita para quem não quer, não pode usar aparelhos metálicos ou não pode pagar por aparelhos invisíveis importados.
Aqui tem o depoimento de alguns pacientes. E aqui tem uma entrevista com a Dra. Suzel explicando mais sobre o aparelho invisível.
 
 
 
 
 
Saiba mais sobre o produto, acesse o site www.estheticaligner.com.br


Read more: http://www.makeupatelier.com.br/tag/aparelho-invisivel/#ixzz2RIo2kMvt

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Minhas primeiras impressões sobre o Invisalign





Lu Ferreira

 
 
 
Hoje faz uma semana que comecei a usar o Invisalign, esse aparelho da foto. Eu fui atrás de um dentista por conta de um dos meus dentes da frente, que encavalou depois que o siso nasceu e me incomoda muito em algumas fotos. Demorei bastante tempo até topar colocar aparelho de novo (eu usei fixo quando era criança!), porque não conseguia nem pensar na ideia de ter que conviver com o metal na boca, preferia o dente torto! Aí foi uma novela: há uns dois anos fui num dentista recomendado por um conhecido, que me disse que teria que usar fixo por mais dois anos pra corrigir o problema. Ele não trabalhava com Invisalign e nem soube me indicar alguém, então deixei pra lá. Aí li um post da Cinthia contando sobre o aparelho do marido dela e cheguei a marcar uma consulta com a mesma dentista, lá em SP, mas desisti porque seria muito trabalhoso manter um tratamento à distância.
No final do ano passado, pensando no quanto ficaria aborrecida com as fotos do casamento de dentinho torto, surtei e digitei no google “Invisalign em BH”, até achar uma clínica mais próxima de mim, marquei consulta e fui.





Depois achei meio loucura ir numa clínica sem referência nenhuma, mas São Google me ajudou e o lugar é todo bonitinho e a minha dentista, uma querida. Isso foi em Dezembro. A Dra Isabela me explicou que a clínica é credenciada do Invisalign, e por isso quem iria montar meu tratamento era a Invisalign, e não ela. Essa clínica também faz aqueles aparelhos de cerâmica e safira, que chamam de ‘fixo estético’ porque aparecem menos, mas não queria arriscar. Fiz aquela pastinha de documentos (com direito a remember daquela massinha maravilhosa que parece que vai matar a gente engasgada) e depois de pronto marcamos o dia de fazer o molde, que seria enviado pra Invisalign montar o meu aparelho.
Depois de fazer o molde a Invisalign envia um documento que eles chamam de Clincheck, que é o passo a passo do tratamento. Você vê uma simulação 3D de como vai ser cada etapa, e só depois que você aprova esse documento que eles fabricam as plaquinhas, que é o aparelho no fim das contas.





Nessa parte eu fiquei um pouco nervosa, porque o meu Clincheck demorou uma ETERNIDADE pra sair. Eu queria usar o suficiente pra já dar uma corrigida até o casamento, mas por conta do prazo meio longo (demora uns 15 dias normalmente) e de erros no processo deles (a Dra Isabela ia me informando via e-mail o status) acabou demorando demais e atrasou a produção das minhas plaquinhas. As placas são feitas no exterior e demoram até 45 dias pra chegar até o Brasil, aí pensa que tem um tempinho até ser liberado e chegar na sua cidade… Essa parte é bem chata, principalmente se você tem pressa, mas o consultório não tem muito controle e depende do retorno da Invisalign pra fazer qualquer coisa.







O meu tratamento é relativamente simples, tem previsão de durar 6 meses só. Você recebe as plaquinhas do dentista, e vai trocando de acordo com a data que ele passa (a cada duas semanas), sempre tomando o cuidado de guardar as plaquinhas anteriores pra caso haja algum problema no tratamento. As plaquinhas se fixam nos dentes por conta dos attachments, uma resininha que colam nos seus dentes mais de trás. Essa parte foi meio chata pra mim, porque tenho sensibilidade nos dentes e fiquei uns 3 dias sentindo uma dorzinha parecida com a que senti quando fiz clareamento há alguns anos… Mas né, passou e aí já estava de aparelho!







Não tô sentindo dores como senti da primeira vez que usei, mas sinto uma pressão nos dentes toda vez que recoloco o aparelho. É impressionante como ele não aparece nada, é bem confortável de usar. Só que ainda tô meio lesada e esqueço de recolocar quando como, aí vou correndo pro banheiro pra voltar com ele, hehehe! Não pode comer nem beber nada quente usando o Invisalign, o que acabou me fazendo prestar bem mais atenção no que como… A dieta agradece =)
No site da Invisalign tem uma área que mostra quais os dentistas credenciados, aí dá pra achar o mais perto de você. Mas se for marcar, saiba que vai desembolsar uma grana… Ele custa entre US$4.200 e US$7.000. O preço é em dólar mesmo! Na minha clínica eles não cobram as consultas, só procedimentos diferentes (eu vou ter que lixar alguns dentes em fases do tratamento, e isso é cobrado, o resto não), mas imagino que cada uma tenha o seu método. Eu não pesquisei nada antes de optar por essa (LOUCA), mas pelo que olhei (via Google, mais uma vez) o valor é meio tabelado. Se não for, não me conta por favor, hehehe!
Alguém já usou o Invisalign? O que achou??

PS: Meu tratamento está sendo acompanhado pela Dra Isabela Hubner na Clínica Sorriso, no Gutierrez, aqui em BH.
 
 
 
Fonte:http://www.chatadegalocha.com/

segunda-feira, 15 de abril de 2013

SQS-Qual a importância de passar fio dental?

 
 
 
 
 
Não tem desculpa: ele precisa ser usado pelo menos uma vez ao dia. Confira o que pode acontecer com quem não faz isso direito
 
 
 
 
 

Boca banguela


Tudo começa com o bafo de onça: a escova não alcança o espaço entre os dentes e a sujeira vai se acumulando. As gengivas ficam avermelhadas e mais sensíveis. O problema pode evoluir para uma periodontite e até mesmo levar à queda dos dentes.
 
 
 
 

 

Não dá para esquecer


Uma higiene precária do local aumenta em 65% o risco de liberação de diversas substâncias inflamatórias no cérebro. Isso significa que, ao longo dos anos, a falta de cuidados na limpeza bucal mata os neurônios e apaga as memórias.


 
 

Perigo cardíaco


Os micróbios perfuram os dentes até chegarem à raiz. Uma vez lá, esses seres microscópicos têm acesso ao sistema circulatório. Quando caem no sangue, eles viajam ao coração e trazem sérios problemas para o órgão, que pode até parar de bater.




Relações inesperadas


A doença periodontal, causada pelo acúmulo de detritos, influencia os níveis de colesterol, glicose, triglicérides e a contagem de glóbulos brancos na circulação. Quanto mais suja a boca, maiores as chances de alterações nesses indicadores de saúde.



 
 
 

Como usar a cordinha


Destaque um pedaço caprichado de fio dental, que tenha entre 40 e 50 centímetros. Enrole as pontas nos dedos médios e utilize os polegares e os indicadores para dar firmeza ao fio.





Vai e vem


Pressione o fio na interseção de dois dentes. Depois de ultrapassar essa barreira, esfregue-o nas duas faces, em movimentos contínuos que vão de cima para baixo. A ideia é "varrer" toda a sujeira para fora. A linha deve chegar até a gengiva.


                                                      

Mudança de casa

No espaço seguinte entre os dentes, utilize um trecho limpo do fio dental. Se você passar o fragmento anterior na nova fronteira, só transportará os micróbios de um lugar para o outro. Daí, a higienização fica deficiente.
 



Os três tipos

Multifilamento


Feito de náilon, possui diversas cordinhas, que se abrem no atrito. Essa rede puxa muitas bactérias


 

Monofilamento


Não se rompe facilmente como a primeira opção e é ótimo para quem tem os dentes mais apertados


Fita Dental


Por ter uma superfície de contato maior, é bem eficiente. Porém, é o mais difícil de passar.

 


 
Fonte:http://saude.abril.com.br

Adultos aderem ao uso de aparelho dentário; confira os tipos



PRISCILA PASTRE-ROSSIda Folha de S.Paulo
Aos 31 anos, Adriane Rayol teve de reaprender a fazer coisas que, até então, eram parte da sua rotina, como comer e falar. Morder uma maçã acabava de se transformar em uma missão impossível.

Foi diante de um sanduíche que a bacharel em direito notou as mudanças. "Mordi o lanche com força. Se até aquele momento eu não tinha me dado conta de que estava com aparelho, foi o suficiente para eu não me esquecer mais", diz, lembrando-se do quanto ficou dolorida e da estranheza de sentir a comida nos "brackets" (pecinhas coladas nos dentes) recém-colocados.

O desconforto, brinca ela, foi recompensado quando o marido a viu com a aparência nova: "Você ficou com cara de menina de 12 anos", disse. Segundo ortodontistas ouvidos pela Folha, os adultos já chegam a ocupar mais da metade das agendas dos consultórios, disputando horários com crianças e jovens.

Em geral, quem procura um profissional após os 21 anos é motivado pelo desejo de melhorar a aparência. Mas, se o tratamento exigir o uso do aparelho ortodôntico, é preciso estar preparado para passar por uma fase de adaptação.

O funcionário público Alexandre Pereira, 36, colocou o fixo há um ano e dois meses, quase ao mesmo tempo que sua filha, Camila, 13. "Quando saímos juntos, me sinto praticamente um coleguinha de escola dela. Gosto disso."

Bruno Miranda/Folha Imagem
Alexandre Pereira usa aparelho nos dentes há um ano e meio e deve tirá-lo até o fim do ano

 
Alexandre Pereira usa aparelho nos dentes há um ano e meio e deve tirá-lo até o fim do ano

 
Ele, que não sente dor nem na manutenção mensal, já teve problemas com o aparelho. "Uma cotovelada em um jogo de basquete fez meus lábios grudarem nele. Minha boca inchou por dias." Outra situação que o incomoda é sair para jantar. "Frente a frente com a minha mulher, ela vê a sujeira que fica entre os 'brackets'. Tento fugir de pratos com alface", brinca.

José Rino Neto, professor do departamento de ortodontia e odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP (Universidade de São Paulo), diz que os pacientes têm um trabalho extra importante a fazer depois das refeições: "Não basta escovar os dentes. É preciso escovar o aparelho." Uma higienização malfeita deixa sujeira em volta dos 'brackets', o que compromete o esmalte dos dentes e pode levar à formação de cáries ou à gengivite (inflamação das gengivas).

Para evitar esses inconvenientes, é recomendável usar o passa-fio --uma espécie de agulha de plástico que auxilia na limpeza com o fio-dental-- e a escova interdental, que limpa entre os dentes. Os acessórios são encontrados nas farmácias.

Segundo Ive Maria Falcone Patullo, especialista em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares, é falsa a idéia de que o tratamento ortodôntico em adultos sempre leva mais tempo do que o dos adolescentes. "Muitas vezes o indivíduo quer apenas uma leve mudança no sorriso. Os parâmetros do tratamento são outros."

40 anos depois

A artista plástica Suely Heloísa Santos, 60, usou aparelho fixo praticamente durante toda a adolescência. Devido à movimentação natural que a arcada sofre com o tempo, ela viu, aos 58 anos, os dentes fora de lugar. "Lá estava eu, 40 anos depois de ter tirado aparelho, colocando o fixo de novo. Assim que vi aquele sorriso adolescente, pedi para a ortodontista tirar tudo. Desisti."

Dois anos após abandonar o tratamento estético, ela notou que a mordida estava comprometida e que os dentes estavam ficando moles. A deformação gradual da arcada fez com que Suely voltasse ao consultório.

A possibilidade de colocar a versão móvel em cima --apesar do fixo embaixo-- a animou. "Não me arrependo porque já estou vendo os resultados", diz.

Opções

Além de atuar na boca com mais força e precisão, o aparelho fixo com "brackets" metálicos é a opção mais barata e a que tem mais anos de estudo. Apesar disso, muitos adultos se sentem constrangidos com a aparência que ele proporciona.

De olho nesse mercado, surgem alternativas. A mais conhecida é o chamado aparelho "estético" --com "brackets" brancos.

Podendo custar o dobro do preço cobrado pelo tradicional, ele descola dos dentes com mais facilidade e pode dar impressão de um sorriso amarelado, já que as borrachinhas transparentes mancham quando em contato com alimentos como café ou molho de tomate.

"Os meus 'brackets' de baixo descolavam. Tive de substituir os que mais caíam por outros, de metal", conta Adriane Rayol.

Outra opção para não comprometer o visual é o aparelho lingual. Colado na parte de trás dos dentes, ele tem uma adaptação mais complicada porque pode afetar a dicção. Segundo Marcelo Marigo, um dos fundadores da Abol (Associação Brasileira de Ortodontia Lingual), se for feito e colocado de forma adequada, ele não machuca e não interfere na fala.

Mas o sonho de todo adulto com aparelho fixo continua sendo a chegada de um aparelho que faça o mesmo trabalho, mas que seja... móvel. Há cinco anos chegou ao Brasil uma técnica com essa pretensão.

Trata-se de um molde em acetato transparente que se encaixa à arcada dentária e pode ser retirado a qualquer momento. Não é um aparelho propriamente dito, mas um alinhador indicado apenas para casos simples, como os de leve espaçamento entre os dentes. Esse tratamento pode custar de US$ 4.000 a US$ 5.000, bem mais caro que o convencional.

sábado, 13 de abril de 2013

Planejamento em Bioprogressiva: VTO (Objetivo Visual de Tratamento)








Ricketts,em 1977,baseando-se na idéia de Holdaway,planejou o VTO,procedimento que permite pensar,do   
início até o fim de um caso,em uma sequência lógica,sobre o crescimento e o resultado de um tratamento.
O VTO (objetivo visual de tratamento) permite ao ortodontista visualizar as alterações que deverão ocorrer durante o crescimento e o  tratamento.Trata-se de um plano visual para prever o crescimento normal do paciente e antecipar os resultados do tratamento,estabelecendo os objetivos individuais que se almeja atingir  para aquele paciente.O uso deste dispositivo permite que,sobreposto ao cefalograma inicial,desenvolvam-se áreas de avaliações específicas para a orientação sistemática do tratamento ortodôntico.

Visita encantadora!






sexta-feira, 12 de abril de 2013

Cada vez mais adultos colocam aparelhos ortodônticos

 
 
 
 
 
 



Por que mais adultos estão colocando aparelho ortodôntico?

Como os aparelhos ortodônticos se tornaram menos volumosos e menos visíveis nos últimos anos, mais e mais adultos estão utilizando, por diversas razões. Alguns adultos querem corrigir problemas com seus dentes ou maxilares antes que eles causem danos maiores ou mais sérios. Outros querem melhorar a aparência, corrigindo problemas estéticos existentes há bastante tempo. Tenha sempre em mente que mesmo problemas "estéticos" podem causar danos reais com o passar do tempo. Dentes e maxilares que não estão alinhados adequadamente podem levar a desgaste prematuro, cárie dental avançada e doença gengival, necessitando dentaduras ou outras soluções reconstrutoras e até mesmo cirurgias mais extensas para corrigir problemas sérios.


Novas técnicas, e o advento de aparelhos transparentes e menos perceptíveis, significam que adultos estão cada vez mais recorrendo aos aparelhos para corrigir:


- Espaços entre os dentes (diastemas)

- Dentes que se comprimem uns aos outros (apinhamento dental)

- Dentes desalinhados

- Sobremordidas

- Mordidas abertas

- Mordidas cruzadas


Como saber se o aparelho ortodôntico para adultos está indicado para mim?

Se você imagina que pode se beneficiar com um aparelho ortodôntico, peça ao seu dentista para lhe recomendar um ortodontista - dentista especializado em tratar dentes que não estão alinhados adequadamente. O ortodontista irá examinar seus dentes e, talvez, solicitar radiografias para estudar a estrutura óssea de suporte. Com base no que ele encontrar, um plano de tratamento será recomendado. Embora os aparelhos fixos sejam uma opção bastante comum para consertar dentes desalinhados, o ortodontista poderá lhe dizer se no seu caso seria melhor um aparelho removível, um aparelho extra-bucal ou ainda outro tipo de dispositivo.

Conteúdo oferecido por: © 2012 Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Terra

quinta-feira, 11 de abril de 2013

MOLA LAS VEGAS ( BIOPROGRESSIVA DE RICKETTS )

 
 
 
 
 






A mola LAS VEGAS confeccionada com fio elgiloy azul RMO. 0.016 x 0.016 , com 70 mm de fio , nos dá uma flexibilidade e controle de forças leves, gerando uma força de 80 a 90 gramas , sem qualquer perda de ancoragem do setor posterior.

sábado, 6 de abril de 2013

Braquetes autoligáveis

 
 
 




Pomada para crescer cabelo, chá para perder gordura e braquetes autoligantes: o
quê eles têm em comum? Muita gente acredita no que o vendedor promete, apesar
das evidências científicas não conseguirem provar sua eficácia.
Será que estamos nos deixando levar mais pelo apelo comercial do que pela prova
científica?
Em primeiro lugar, quero deixar claro que não tenho nada contra o uso de
braquetes autoligantes, apenas me causa perplexidade que profissionais com curso
superior queiram discutir com base em propaganda enganosa, já que todos os
testes clínicos que compararam a eficiência destas peças com braquetes
convencionais mostraram que o tempo de tratamento, facilidade nas consultas,
limpeza dos braquetes e resultados no movimento dentário são absolutamente
iguais.
Posso até prever que, quando os braquetes autoligáveis atingirem o mesmo preço
dos convencionais, eu possa usá-los para atender o capricho de algum paciente
que, por ser leigo, tenha "ouvido falar" do tal braquete que faz o tratamento
"ser reduzido pela metade".
Quem está implantando esta idéia na cabeça destes pacientes? Infelizmente, os
próprios ortodontistas. Em 2008 , no Congresso Brasileiro de Ortodontia eu fui o
único conferencista a desmentir ao alegados "milagres" dos autoligantes
mostrando que não havia nenhum teste clínico que os provasse.
Depois disto, vários outros trabalhos foram, um a um, mostrando cada vez mais o
meu ponto de vista. O ápice da minha satisfação ocorreu em Maio deste ano, no
Congresso da Associação Americana de Ortodontia em Chicago, na conferência mais
importante.
Enquanto no recinto de exposições os fabricantes em seus stands colossais
tentavam propagandear seus braquetes miraculosos, o Dr. Willian Proffitt falava
para três mil pessoas no auditório central como convidado especial por sua
vivência de quarenta anos em pesquisa e clínica ortodôntica. Seu tema era sobre
os recentes avanços na especialidade.
Para cada tema ele explorava a literatura científica e sua experiência, numa
magistral conferência em que cada conclusão não podia ser minimamente
contestada. Centenas de "professores autoligantes", brasileiros e estrangeiros
estavam na platéia.
Para meu deleite, 80% dos artigos usados foram os mesmos de minha conferência de
2008. Ele também mostrou como as fábricas de material "falsificam" provas para
colocar em seus belíssimos catálogos para falar da eficiência destes braquetes e
concluiu dizendo:
"Não existe material milagroso. Braquetes são "burros", arcos são "meio burros",
seja o único inteligente no processo do tratamento.

Além de mostrar a falácia da superioridade de braquetes autoligantes sobre os
convencionais, também mostrou a pouca eficiência dos alinhadores invisíveis, tão
em moda entre os ortodontistas. Numa suprema demonstração de seriedade, acusou
nominalmente duas Companhias de fazer propaganda direta para os pacientes para
que eles forcem seus Dentistas a usar braquetes autoligantes e alinhadores
invisíveis, numa manobra comercial espúria que tira do profissional a
prerrogativa de usar a técnica que julgue melhor.
Esta conferência renovou minha esperança, tão abalada por ver minha querida
especialidade na mão de fabricantes e professores patrocinados por eles em
praticamente todos os cursos de ortodontia, como se o rabo mandasse no cachorro.
Este não é o lugar para colocar as referências de artigos científicos nas na
página www. sboom.com.br os colegas podem baixar uma apostila feita em 2008
(como realizar um tratamento...) com parte destas referências.



Fonte:http://br.groups.yahoo.com/group/cursossboom/message/2

segunda-feira, 1 de abril de 2013

#Ficaadica,com Willliam Frossard



 



William Frossard é Professor e Coordenador de um dos cursos de Pós-graduação em Prótese Dentária mais concorridos do Brasil: o da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Possui artigos publicados na área e é ministrador nacional e internacional. Com duas clínicas no Rio, o especialista oferece um trabalho de excelência para quem quer um sorriso bonito e saudável. No #Ficaadica deste domingo (31/03), ele fala sobre medidas simples para o dia a dia e a tecnologia a favor de um belo sorriso:



1
Dentes envelhecem
“Com o passar do tempo, os dentes se desgastam naturalmente. E assim como na medicina estética, a odontologia atual tem vários recursos (materiais e técnicas) para digamos assim, realizar o rejuvenescimento do sorriso.”


2
Fórmulas mágicas
“Pastas de dentes clareadoras, medicamentos clareadores vendidos no supermercado e usados sem orientação profissional podem ser mais prejudiciais do que o benefício que trazem. Esqueça as pastas que curam a gengivite! Se você está com essa doença, procure um profissional.”


3
Escovação
“O número de vezes que se escova os dentes, não substitui a qualidade da escovação. O ideal é que seja feito em local com boa iluminação e em frente o espelho. Peça orientação do seu dentista. Parece tão simples, mas muita gente escova os dentes de maneira errada.”


4
Pasta de dente ideal
“São tantas opções que muitas vezes as pessoas ficam perdidas sem saber o que escolher. Os custos das pastas dentais estão muito mais associados ao marketing do que na sua real eficácia. A pasta é um veículo que proporciona prazer, sensação de bom hálito, mas o mais importante é o atrito da escova sobre os dentes. Importante fazer um rodízio das marcas escolhendo sempre as que contêm flúor.”


5
Melhor escova
“Como nos caso das escovas a variedade é grande. Na hora de comprar não economize numa boa marca. Cerdas duras e de menor qualidade podem machucar a gengiva. Escolha a que você mais gostar. Uma dica: escova com cabeça pequena, arredondada ecom cerdas macias são mais eficazes para alcançar os dentes no fundo da boca. Escovas elétricas são eficazes para pessoas que não apresentam boa destreza manual. No mais, dois a três meses é o tempo que elas duram. Depois disso é hora de trocar!”


6
Periodicidade
“Não necessariamente! O acompanhamento tem que ser personalizado, planejado caso a caso pelo seu dentista. É importante frisar que o tratamento mais moderno que existe em Odontologia é a prevenção. Não existe melhor material e melhor técnica que substitua o dente saudável!”


7
Fumo, um grande inimigo!
“A sensação de prazer que muitas pessoas relatam como bônus, trazem o ônus mais do que comprovado de uma maior probabilidade de desenvolver doenças gengivais e periodontais, problemas relacionados à cicatrização, dentes amarelados, mau hálito e em casos severos, câncer oral.”


8
Alimentos ácidos
“O consumo de alimentos ácidos em demasia e sem cuidados acelera o desgaste natural dos dentes. Evite o consumo excessivo de substâncias ácidas tais como: vinagre, frutas cítricas, chá, refrigerantes, iogurtes, vinho, pastilhas de vitamina C, balas do tipo refrescante, maionese, picles, bebidas desportivas, algumas práticas desportivas frequentes como natação em piscina altamente clorada com baixo ph, e até mesmo o uso de clareadores para dentes vitais sem o controle profissional.”


9
Bafômetro
“Não estou falando da Lei Seca! Já existem aparelhos que se propõem a medir o hálito, avaliando se a pessoa está com mau hálito. Um grande problema é que as pessoas que tem, não sentem porque se acostumam com o cheiro. A maior parte das causas está associada a problemas na cavidade oral e higienização inadequada.”


10
Sorria muito!
“Sorria sempre, mesmo que seja um sorriso triste, porque nunca se sabe quem pode enamorar-se de seu sorriso… (Gabriel Garcia Marques). Garcia Marques fala até de sorriso triste, mas sorriso feio é uma opção sua! A Odontologia moderna tem todos os recursos para deixar seu sorriso lindo!”