sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Escovar os dentes diminuiu riscos de pneumonia, diz estudo

       


Do UOL Ciência e Saúde
        Em São Paulo




Escovar os dentes dois minutos, duas vezes por dia, ajuda a prevenir à doença respiratória



Escovar os dentes dois minutos, duas vezes por dia, ajuda a prevenir à doença respiratória
Escovar os dentes não previne apenas doenças na gengiva, mas também reduz os riscos de pneumonia. É o que destaca novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Medicina de Yale.


Os pesquisadores encontraram mudanças nas bactérias presentes na boca, antes mesmo do desenvolvimento da doença, que consiste em uma inflamação nos pulmões.


A equipe observou 37 pacientes durante um mês e descobriu que os que usavam ventilação mecânica para respirar e desenvolveram pneumonia, tinham a composição bacteriana existente na boca alterada.


Para o autor do estudo, Samit Joshi, a descoberta ajuda a melhorar a forma de prevenção da doença no futuro, que poderá ser feita com a manutenção das bactérias presentes na boca.


A pesquisa não é a primeira a relacionar má higiene bucal ao aparecimento de doenças respiratórias, ainda que muitas das infecções respiratórias sejam causadas pela inalação de bactérias no ar.


Para prevenir a doença, o estudo indica escovar os dentes por dois minutos, duas vezes ao dia, com pasta dental com flúor, além de usar fio dental e evitar comidas doces.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

DENTISTA EMPREENDEDOR

                      
Ser feliz e estar satisfeito com o que se faz é conduta predecessora para o sucesso.
Praticamente 100% dos profissionais que são muito bem avaliados pelos pacientes, gerando uma experiência encantadora em seus atendimentos, são aqueles que demonstraram prazer em fazer odontologia e em trabalhar com pessoas, servir!

Fatores determinantes para um êxito profissional:

*Ter qualificação técnica;

*Demonstrar paixão pelo o que se faz.

"Quando vou a um profissional de saúde, reparo em sua forma de explicar o que eu tenho e em suas propostas de soluções, não exatamente no que ele está falando, pois pouco consigo compreender, mas na forma como fala, e percebi que tem profissional que quando explica os olhos brilham...dando-me clara sensação de que ele gosta do que faz, com isso concluí que existem dentistas que SÃO dentistas,e outros que apenas ESTÃO".

Assim,o que desejamos para cada dentista,é que aperfeiçoem-se tecnicamente,SEJAM dentistas felizes e adquiram conhecimento administrativo,o resto é consequência!

Dr.Ricardo B. Lenzi

domingo, 11 de dezembro de 2011














    Poupe gastos com anti-séptico bucal

    Sobrou um pouco do anti-séptico bucal? Não jogue fora! Esse produto pode ter outras utilidades que não seja a de limpar os dentes. Que tal experimentar?



    1 - Limpe a tela do computador - Acabou o limpa-vidros? Um anti-séptico bucal forte, à base de álcool, funcionará tão bem ou ainda melhor que aquele produto na tela do computador ou da TV. Aplique com um pano macio úmido e seque com pano acamurçado. Lembre-se de usá-lo apenas em telas de vidro, não em monitores de cristal líquido! – o álcool pode danificar o material.


    2 - Use como adstringente - O anti-séptico bucal serve como um maravilhoso adstringente para limpar o rosto. Verifique os ingredientes para se certificar de que ele não contém açúcar e use de acordo com as seguintes instruções: lave o rosto com água morna e sabão e enxágüe. Embeba uma bola de algodão em anti-séptico bucal e passe suavemente no rosto, como você faria com qualquer adstringente. A sensação deverá ser agradável, formigante. Lave com água morna, depois com água fria. Seu rosto vai ficar limpo e revigorado.



    3 - Trate o pé-de-atleta - O anti-séptico bucal sem açúcar pode ser tudo de que você necessita para tratar casos leves de pé-de-atleta ou micose de unha dos dedos do pé. Use uma bola de algodão embebida em anti-séptico bucal para aplicá-lo na área afetada diversas vezes por dia. Mas, prepare-se: vai arder um pouco! O pé-de-atleta deverá responder ao tratamento depois de alguns dias. A micose poderá levar vários meses. Se mesmo assim não obtiver nenhum resultado, marque consulta com o dermatologista ou o podólogo.




    4 – Faça um anti-séptico bucal caseiro - Refresque o hálito com seu próprio anti-séptico bucal sem álcool. Ponha 30 g de cravos inteiros e/ou 85 g de alecrim fresco num jarro de 1⁄2 litro e adicione 2 xícaras de água fervente. Cubra bem o jarro e deixe de um dia para o outro antes de coar. Você precisa de um anti-séptico bucal para agorinha mesmo? Dissolva 1⁄2 colher de chá de bicarbonato de sódio em 1⁄2 xícara de água morna.


     (Fonte: Economize Fácil - Reader’s Digest)


     


    Anti-séptico bucal para todas as horas

    Anti-séptico bucal não serve só para manter a saúde da boca. Você pode manter a casa limpa, o corpo com cheiro agradável e as feridas desinflamadas. Saiba como fazer:



    1 - Acrescente à água da máquina de lavar - Aquelas meias fedorentas da ginástica geralmente ficam cheias de bactérias ou fungos que nem sempre saem na lavagem, a menos que você acrescente 1 xícara de anti-séptico bucal à base de álcool, sem açúcar, ao ciclo regular de lavagem.



    2 - Elimine o mau cheiro das axilas - Os desodorantes comuns disfarçam o odor desagradável das axilas com perfumes fortes, mas não combatem a causa do problema. Para se livrar das bactérias que provocam o cheiro de suor, embeba uma bola de algodão em anti-séptico bucal à base de álcool, sem açúcar, e passe-a nas axilas. Se você acabou de raspá-las, é melhor esperar outro dia para fazer isso.



    3 - Desinfete feridas - Quando você precisar limpar pequenos cortes ou feridas, use um anti-séptico bucal à base de álcool para desinfetar a pele. Lembre-se de que, antes de virar anti-séptico bucal, esse produto era usado como preventivo de infecções cirúrgicas.


    4 - Livre-se da caspa - Para tratar casos graves de caspa, lave o cabelo com xampu, depois passe anti-séptico bucal à base de álcool. Você ainda poderá usar seu condicionador habitual em seguida.


    5 - Limpe a privada - Acabou o limpador de vasos sanitários? Experimente jogar 1⁄4 de xícara de anti-séptico bucal à base de álcool no vaso. Espere meia hora e então esfregue com escova apropriada antes de dar descarga. O anti-séptico bucal matará os germes enquanto deixa o vaso limpo e brilhante.


    (Fonte: Economize Fácil – Reader’s Digest)

    A RELAÇÃO ENTRE A BOCA E A SAÚDE DO CORPO






    Anti-sépticos bucais





     Anti-sépticos bucais,também conhecidos como enxaguatórios,devem ser encarados como remédios de tarja vermelha.Usados sem critério,podem provocar danos variados - de manchas nos dentes a câncer.



    Bochechos de 30 segundos,três vezes ao dia - recomenda o rótulo dos anti-sépticos.Prático e eficaz.Não é o que parece?Pois saiba que o uso rotineiro dessas fórmulas como complemento da higiene dos dentes tem preocupaso especialistas em saúde bucal.Primeiro porque elas caíram mesmo nas graças dos brasileiros - o que sugere consumo indiscriminado.Em um ano,segundo a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal,Perfumaria e Cosméticos),as vendas cresceram 11% .O xis da questão é que produtos do gênero cumprem apenas em parte a promessa de combater a placa bacteriana.Além disso,podem ser perigosos.Veja o que a periodontista Denize Gregório,baseada em sua experiência clínica: " Os enxaguatórios não acabam com as bactérias verdadeiramente perigosas,aquelas que já instalaram sob a gengiva."Por outro lado,modificam a flora bucal.Isso é péssimo."Nosso organismo convive saudavelmente com milhões de microorganismos.E oa anti-sépticos literalmente lavam a boca,carregando alguma bactérias amigáveis",completa o ortodontista Ivan Valle.Um desequilíbrio capaz de levar a doenças como periodontite - doença na gengiva que agride a estrutura óssea responsável pela sustentação dos dentes.
    Outro efeito colateral é a alteração do pH da saliva.O uso frequente dessas fórmulas modifica a acidez da boca e abre caminho para as cáries.Os prejuízos não param por aqui.Manchas amarelas nos dentes e nas mucosas,além da diminuição do paladar,são problemas frequentes,embora menos graves.Uma vez interrompido o uso,desaparecem.
    O maior perigo do uso indiscriminado é a descamação da mucosa.Quando isso acontece,o organismo se encarrega de repor o tecido perdido.Há risco,então,de um crescimento celular desordenado,que pode até levar ao câncer de boca."Esses enxaguatórios são remédios,e como tal,devem ser indicados por um especialista",enfatiza Ivan. "Quem tem boca saudável não precisa nem deve lançar mão desses produtos,diz Sallum."Menos radical,Denise não condena o uso,mas ressalva: " Não costumo recomendar esses antí-sépticos para combater a placa bacteriana.Para ela,o problema é a presença do álcool de certos produtos."É essa substância que causa a descamação da mucosa bucal",acusa.Em alguns casos,a percentagem chega a níveis inacreditavelmente altos. 

    É DE ASSUSTAR!


    Comparamos o teor alcoólico dos anti-sépticos (varia de 6% a 21,6%) com o de algumas bebidas.Confira:






      

                                                            sakê:13% de álcool










                                                       vinho:12% aproximadamente







      



                                                       cerveja:4% em média



    Há os que minimizam os riscos.Vianna diz,"Existem vários tipos de anti-sépticos,não dá para generalizar."De fato,há diferenças entre os  congêneres.Alguns tem ação terapêutica,outros apenas perfumam o hálito.Como,então escolher o mais adequado?É fácil."Aqueles que informarem no rótulo que têm ação anti-séptica ou antibacteriana só devem ser usados se o especialista recomendar",ensina Sallum.Na dúvida,converse com o seu dentista e lembre-se: não há anti-séptico que substitua a escova e o fio dental".




    Fonte:Saúde  É Vital!

    terça-feira, 6 de dezembro de 2011

    LIMPEZA DA CAVIDADE:



    *** Clorexidine 2% em solução + pedra pomes >depois aplica adesivo!
    Sabem  em quais animais os dentes são mais próximos aos dos seres humano?


    Em ordem crescente...






    em segundo lugar...







                                                                                                                                                                    em primeiro....
       





     

    Manchas por minociclina



    Recentemente descobrui-se que um derivado semi-sintético da tetraciclina vem causando manchas nos dentes dos adolescentes que usam medicamentos a base de minociclina para tratamento da acne.
    Diferentemente da tetraciclina, a minociclina é absorvida pelo trato gastro-intestinal e não combina bem com o cálcio dos dentes. Os pesquisadores acreditam que a pigmentação ocorre pela quelação com o ferro e formação de complexos indissolúveis.

    As manchas são muito parecidas com as da tetraciclina mas respondem bem ao clareamento

    Fonte: http://www.ciadosdentistas.com/portal/Saude-Bucal/manchas-por-minociclina.html
    Não devem ser receitadas a crianças abaixo dos nove anos de idade porque podem causar manchas nos dentes.


    Fonte: http://www.borbulhas.com/tratamento/antibioticos

    sábado, 3 de dezembro de 2011

    Exercícios de Alongamento












    Congresso de Estética    2010


    *Abraçamento do remanescente faz com que não ocorra fratura do mesmo.

    *Ponto de saturação de cada dente.Cada dente há o seu,por isso chega uma hora que dente não clareia mais,chegou no seu ponto de saturação.

    * HP Blue


    *Aguardar 2 anos para fazer um novo clareamento.


    *Permeabilidade em adultos é motivo de demora para clarear.
                       DISTRAÇÃO OSTEOGÊNICA


    A técnica consiste em cortar o osso e,no espaço do corte,coloca-se um aparelho de distração osteogênica.A partir do momento em que o osso começa a consolidar,o aparelho de Distração Osteogênica traciona  esse osso e o organismo reage como se tivesse uma fratura ,estimulando,assim a regeneração óssea.



      Imagem: Google
    PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS NO ATENDIMENTO
       EM CASOS DE DENTES DECÍDUOS INTRUÍDOS


    A intensidade do impacto e a direção do deslocamento do dente decíduo intruído irão indicar qual o melhor tratamento a ser realizado para a manutenção da  integridade das estruturas e preservação do futuro dente permanente.A linha geral para o tratamento consiste  em controle clínico e radiográfico com possível reerupção passiva do dente intruído quando não há proximidade deste dente com o germe do dente permanente,ou realização da exodontia imediata nos casos em que for constatada proximidade com o germe permanente.


    A ocorrência de deslocamentos dentários por traumatismos na dentição decídua é maior do que a de fraturas devido  à maior resiliência do tecido ósseo alveolar que circunda os DD,fazendo que o dente sofra movimentação antes de se fraturar.


    Estado geral - Detectar se há lesão no corpo ou na cabeça e sintomas sugestivos de traumatismos crânio-encefálico como período de inconsciência,cefaléia,náuseas,vômitos e amnésia.Caso sejam constatados tais sintomas,a criança deverá ser encaminhada para o profissional da área médica competente.


    Exame clínico - Verificar a presença de ferimentos extra-orais como contusões,lacerações ou abrasões e tratá-los,se necessário.Examinar cabeça,pescoço,articulações têmporo mandibulares,presença de dor e desvios mandibulares do tipo condilares devem ser consideradas.

    Intra-oralmente - Examinar os tecidos moles verificando a presença de lacerações na língua,nos lábios,nas mucosas e nos freios,que deverão ser  suturados caso seja necessário.Examinar tecidos duros(ossos e dentes),nao se restringindo apenas ao dente objeto de queixa.

    Exame radiográfico - Realizar a técnica periapical modificada,que consiste numa tomada oclusal,usando-se  um filme periapical de adulto,posicionando o maior comprimento de filme no eixo da comissura labial.A vantagem dessa técnica é que a criança morde o filme,não havendo necessidade de segurá-lo ou prendê-lo.











    Pode ser realizada tanto para os dentes anteriores superiores quanto para os inferiores.A técnica radiográfica lateral de nariz também poderá ser realizada  usando-se um filme oclusal ou periapical de adulto,segurado pela mãe ou pela própria criança com o polegar e o indicador entre suas extremidades e apoiado paralelamente à face do paciente.Para essa  tomada,duplica-se o tempo de exposição usado na radiografia periapical normal.









    Na interpretação radiográfica ,devem-se observar as dimensões radiográficas do dente intruído na radiografia periapical modificada.Se o DD intrui por vestibular do germe em desenvolvimento ,a sua imagem radiográfica será encurtada ao seu homólogo.
    Ao contrário,se o deslocamento do dente intruído for em direção ao germe do dente permanente,a imagem radiográfica será alongada.

    A relação do dente intruído com o germe do dente permanente é a consideração mais importante para realizar o tratamento desses casos.Se ocorrer injúria no dente permanente,ruptura de tábua óssea vestibular ou aparecimento do ápice do DD por vestibular deverá ser realizada a EXODONTIA cuidadosa.Do contrário,se não ocorrer injúria no DP,deverá ser feita a PROSERVAÇÃO  e deverá ser esperada a reerupção espontanea do dentre intruído entre 1 a 6 meses.
    Caso não aconteça a reerupção nesse prazo,poderá ser indicativo de que o dente intruído sofreu anquilose e este então deverá ser extraído.
    Nos casos em que houver indicação pela espera da reerupção,os pais devem ser orientados quanto a necessidade de realizar uma cuidadosa higiene do local,instituir uma dieta pastosa e remover hábitos bucais ( succção de dedo ou chupeta) que possam interferir no movimento de reerupção do dente intruído.Também deverá ser resaltada a importância da realização de exames periódicos para avaliar o progresso da reerupção.
    Para monitorar a reerupção espontânea do DD intruído,é necessário um meticuloso controle clínico e radiográfico periódico.Esses exames devem ser realizados no dia da primeira consulta,após 1 semana ...1,2,3 meses...e a cada 6 meses até a erupção do DP.Devem- se verificar alterações de cor sofridas pelo dente traumatizado,quantidade e direção de movimento de reerupção,detectar sinais clínicos e radiográficos de infecções ou necrose pulpar e verificar a ocorrência de anquilose.
    Controle rigoroso do curso de reerupção do dente intruído,removendo-se possíveis interferências pelos dentes vizinhos,pois o trauma pode levar  a mudança na direção original do dente.Desgasta-se os dentes que possam estar dificultando a reerupção.


    *VER SE A CRIANÇA JÁ FOI VACINADA CONTRA TÉTANO E  A VALIDADE DESTA.



    Fonte : Revista APCD Nov/Dez 2003

                Fotos:
            http://vdisk.univille.edu.br/community/depto_odontologia/get/ODONTOLOGIA/RSBO/RSBO_v8_n1_janeiro-marco2011/v8n01a17online.pdf

    quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

    Conheça os tipos de braquetes odontológicos 




    Braquetes são as pecinhas que são coladas no dente no tratamento com aparelho fixo.

    O braquete metálico é o aparelho mais usado nos consultórios de ortodontia. Existem várias marcas disponíveis no mercado e o que diferencia um do outro é o tamanho, a qualidade do acabamento e as prescrições de tratamento que as marcas oferecem. Estes braquetes apresentam baixo atrito com o fio e alta resistência, portanto são excelentes braquetes para o tratamento ortodôntico.






    Braquetes de policarbonato são braquetes considerados estéticos. O policarbonato é um plástico duro, apresenta alto atrito com o fio, alto índice de quebra, sofre descoloração e absorve água e saliva o que alteram sua cor.
    Mesmo com essas desvantagens, eles são muito bem indicados para pacientes que terão um tratamento ortodôntico curto, que não sejam fumantes ou não se utilizem com frequência alimentos e bebidas  com grande quantidade de corantes Existem bráquetes de policarbonato nacionais e importados, sendo que os nacionais têm um custo menor e os importados são mais finos, alterando menos a posição do lábio quando em repouso.






    Braquetes cerâmicos ou porcelanas são braquetes estéticos e cada vez mais usados nos tratamentos ortodônticos hoje, pois são mais discretos que os braquetes metálicos. 
     Além da sua vantagem estética, eles são altamente resistentes, não alteram a cor ou o formato e deslizam com maior facilidade entre os fios. Suprem todas as necessidades, seja qual forem as exigências do tratamento, apesar de ser o mais friável (risco de quebra) dos materiais.




    Bráquetes de Cerâmica Colorida - Novidade na ortodontia e com as mesmas características dos cerâmicos citados acima. A diferença é que neste caso o paciente deseja que o bráquete apareça, pois é colorido. Dentre as cores, podemos encontrar azul celeste, azul escuro, rosa e vermelho, entre outras. Nacionais ou importados, a única desvantagem é que se quiser trocar da cor, todo aparelho deve ser removido e substituído. 










    Braquetes cerâmicos policristalinos são produzidos pela precipitação de partículas de óxido de alumínio combinadas a um aglutinador, apresenta cor leitosa e como são porcelanas não sofrem alteração de cor durante o tratamento ortodôntico. A produção é em larga escala e, portanto são mais baratos que os braquetes “safira”.




    Braquetes safira são braquetes cerâmicos monocristalinos. São cristais únicos, feitos de safira criados pelo homem, envolvem a combinação das partículas de óxido de alumínio com um aglutinador a 2100°C. São produzidos por cortes ultrassônicos e/ou diamantados de forma individual. Este tipo de porcelana monocristalina possuem translucidez e por isso são os braquetes mais estéticos do mercado.
    Atualmente o mais estético e moderno bráquete ortodôntico. Por ser transparente como o vidro, fica mais próximo da cor do dente e se mistura com ele, sendo visualizado apenas de perto e de forma muito discreta. Extremamente polido e arredondado, com dimensões reduzidas é muito confortável durante todo o tratamento. Sua cor não se altera como sua forma. Além disso, ele não é friável e permite ótimo deslize dos dentes por entre os fios. Como desvantagem o fato de ser importado e ainda ter um custo alto para os padrões brasileiros










    Braquetes auto-ligados podem ser metálicos ou cerâmicos. São braquetes que dispensam aquela borrachinha
    que passam em volta dos outros aparelhos para prender o fio ao braquete. Estes braquetes tem baixo atrito com o fio.
     Como vantagem inicial temos a solução de um problema que é a necessidade da troca dos elásticos que com o tempo vão manchando. Outra vantagem é a de que, segundo os fabricantes, pelo fato do fio estar livre dentro do bráquete teríamos uma redução no tempo do tratamento, fato esse ainda discutível.Por ser importado e com uma nova tecnologia, ainda pesa o fator custo. 




     






    Braquetes coloridos, em formatos de estrela, coração, flor, tudo isso para incentivar crianças, adolescentes e deixar a imaginação brincar.












    Bráquete Lingual - Nesta técnica, o aparelho não é estético, mas invisível. O bráquete é metálico, mas colocados na face palatina dos dentes (atrás dos dentes) e não na vestibular (frente dos dentes) como nos outros bráquetes citados. Ser invisível e não aparecer, mesmo que seja de perto, é uma vantagem que nenhum dos outros bráquetes consegue.

    Mesmo assim ainda recomendo apenas para quem tem extrema necessidade estética, pois apresenta algumas desvantagens, entre elas o custo, que é elevado em relação aos outros aparelhos ortodônticos, pois além de ser um bráquete específico e importado, sua colocação é realizada de forma diferente.

    Por ficar na parte de trás dos dentes, tem íntimo contato com a língua, causando estranhamento e demora na adaptação. Sua manutenção é mais trabalhosa, pois o campo de
    visão do profissional é menor e a higienização do paciente tem que ser exemplar, pois ele não consegue visualizar se ainda existem resíduos alimentares nos dentes.

    Em relação aos resultados finais, ainda existem grandes controvérsias mesmo entre cirurgiões dentistas, alguns alegando que deve ser utilizado apenas em casos especifico e outros que pode ser utilizado em todos os casos. Independente dessas discussões, ele já é uma realidade.










    Fonte:http://esteticaeortodontia.blogspot.com/2011/06/tipos-de-braquetes.html